Você sabe o que é Capital de Giro?

Você sabe o que é Capital de Giro?

Capital de Giro é o nome dado ao dinheiro que servirá para custear e manter as operações diárias da sua empresa, como por exemplo, a compra de material de estoque, ou despesas operacionais do negócio.

Isso significa que para sua empresa continuar o funcionamento, ela precisa de uma certa quantia de dinheiro para a reposição ou aquisição de materiais e equipamentos, que vão manter a produção dos seus produtos, a compra de estoque ou serviços ativos. É o dinheiro que você vai usar para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais, até oferecer uma melhor condição de pagamento dos seus clientes (vendas a prazo).

Na falta do capital de giro, sua empresa pode entrar em um ciclo vicioso e perigoso, onde você começa a retirar dinheiro de outros setores e acumular dívidas, que podem levar o negócio a falência.

Como o próprio nome indica, o capital de giro está relacionado com as contas que custeiam o dia a dia da empresa e por esse motivo, é importante lembrar que:

  • Toda empresa que vende a prazo precisa de recursos para financiar seus clientes, ou seja, a empresa precisa ter algum dinheiro reserva para continuar suas operações sem depender do valor total daquela venda;
  • Toda empresa que mantém estoque de matéria-prima ou de mercadorias precisa de recursos para financiá-lo – estoque é dinheiro parado que possivelmente será convertido, por isso a importância de ter recursos para garantir a compra de mercadoria e custear o operacional da empresa;
  • Quando a empresa compra a prazo (matéria-prima ou mercadorias) significa que os fornecedores financiam parte ou todo o estoque;
  • Quando a empresa tem prazos para pagar as despesas (impostos, energia, salários e outros gastos) significa que parte ou o total dessas despesas é financiada pelos fornecedores de serviços.

 Avaliando as situações citadas acima, podemos definir dentro do nosso empreendimento em quais ocasiões podemos aplicar recursos e de que contas podemos adquirir, para financiar o nosso capital de giro.

Você também pode gerir o seu capital de giro com a ajuda de softwares que auxiliam no controle financeiro. Espero que tenha ajudado. Até a próxima!

O YpControl é um sistema de controle financeiro fácil de usar e que te ajudará no seu Capital de Giro. Quer saber mais? Faça o teste gratuito do YpControl!

Deixe uma resposta