Conheça a diferença entre:         CUSTOS FIXOS e CUSTOS VARIÁVEIS

Conheça a diferença entre: CUSTOS FIXOS e CUSTOS VARIÁVEIS

Para que uma empresa tenha lucro é preciso fazer uma boa gestão financeira e administrar bem os gastos. Para isso, é necessário entender que uma pequena empresa terá dois tipos de despesas: CUSTOS FIXOS E CUSTOS VARIÁVEIS.

Os custos fixos não mudam com o volume de vendas, mas os custos variáveis, sim. E é muito importante, para o investidor, possuir o conhecimento da diferença destes dois tipos de custos, pois eles afetam diretamente nas decisões operacionais.

Quer saber mais? Veja a diferença entre custo fixo e custo variável:

 O que são custos fixos?

Esses são os custos recorrentes, ou seja, todos os meses, você continuará pagando, não terá, necessariamente, o mesmo valor todo mês, como é o caso da energia ou salários. Independente do volume de vendas e produção, esses custos continuarão existindo. Por exemplo, vamos supor que você seja dono de uma loja de calçados no shopping center, e para ter direito a usar o espaço, teria que pagar R$1.500 à administração. Então, um custo fixo da sua loja será o aluguel que você terá de pagar ao shopping pelo direito de ter um espaço no local.

Separamos alguns exemplos de despesas FIXAS:

Luz, água, internet e telefone;

Aluguel;

Material de limpeza;

Material de escritório;

Salário de funcionários;

Impostos de folha de pagamento;

Pró-labore;

 O que são custos variáveis?

 Os custos variáveis estão diretamente relacionados ao volume de vendas e produção. À medida que as vendas aumentam, também aumentam os custos variáveis. Quando as vendas caem, os custos variáveis vão para baixo. Os custos variáveis são custos de mão-de-obra ou materiais que mudam com as vendas. Uma maneira da empresa economizar dinheiro é reduzir seus custos variáveis, como por exemplo, encontrar um fornecedor de menor custo para os produtos da sua empresa.

 Separamos alguns exemplos de despesas VARIÁVEIS:

Mão-de-obra;

Comissão de vendas;

Embalagens;

Impostos de nota fiscal;

Taxas de cartão de crédito;

Agora que você já sabe a diferença entre custo fixo e custo variável, será capaz de elaborar um plano orçamentário melhor e muito mais preciso.

O gestor preparado consegue visualizar as melhores maneiras de usar esses dados para planejar seu negócio, fazer os relatórios internos e categorizar corretamente seus bens e serviços.

Se você quer saber mais sobre como controlar seu financeiro, clique aqui: https://ypcontrol.com/7-dicas-para-melhorar-o-controle-financeiro-de-sua-empresa/ e aproveite nossos conteúdos!

Deixe um comentário