Um dos pontos de sucesso de um empreendimento está no controle financeiro feito por seus gestores, além de pensar na qualidade de seus produtos, atendimento aos clientes e treinamento de funcionários.
Todos os custos envolvidos com a operação como aluguel, impostos, taxas, pagamentos dos colaboradores, bem como as receitas, devem ser relacionados para serem avaliados.
Uma ferramenta muito utilizada para realizar este controle e conseguir visualizar com mais rapidez possíveis problemas financeiros é o FLUXO DE CAIXA, que ajuda a economizar tempo e direcionar investimentos em seu negócio.
Mas você sabe como utilizá-lo? Veja abaixo algumas dicas de como esta ferramenta pode ser usada sem mistério para o sucesso do seu negócio.
O que é fluxo de caixa?
Fluxo de Caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, ou seja, o que de fato você recebeu e o que pagou em seu negócio.⠀
Mas entenda qual a função do fluxo de caixa: reunir todas as entradas (receitas) e saídas (gastos) de uma empresa.
Nenhum valor deve ficar de fora, por menor que seja.
Quanto mais controle você conseguir ter de sua movimentação financeira, melhor será sua avaliação da saúde de sua empresa.
Um fluxo bem gerido pode identificar problemas financeiros futuros e até apontar formas de contorná-los, realocando recursos ou realizando cortes de gastos desnecessários.
Estas ferramentas financeiras possuem diversos modelos, que podem ser melhor adaptados ao momento e ao tipo de negócio.
Destacamos hoje o Fluxo de Caixa Operacional, que leva em consideração as movimentações necessárias para a operação do negócio, sem contar com os ganhos financeiros (aplicações, juros) que podem resultar dele.
Como calcular o fluxo de caixa operacional?
O fluxo de caixa operacional pode ser calculado com uma simples fórmula: ao somar todo o faturamento gerado pela empresa sem descontar juros e imposto de renda.
Deste valor se subtraem os impostos, para chegar ao fluxo de caixa operacional, fazendo referência ao real valor das operações.
Custos de produção ou ganhos financeiros são excluídos deste cálculo.
Mas para que serve o fluxo de caixa operacional?
Com o valor do fluxo de caixa operacional, é possível entender a saúde financeira de seu negócio.
Através dele, consegue-se saber se a empresa horará com seus pagamentos sem dificuldades, ou se precisa lançar mão de empréstimos e linhas de crédito.
Alguns sistemas de gestão financeira ajudam nesta tarefa de controlar o fluxo de caixa e não ter sustos ao final do mês.
Com o YpControl você consegue gerenciar todo o seu fluxo de caixa, tudo automatizado e online.
Agora que você já entendeu como esse fator pode ser útil na gestão operacional da sua empresa, continue acompanhando nossos conteúdos e conheça mais do nosso sistema.
Hoje ficamos por aqui… 💙
Ficou com dúvidas sobre fluxo de caixa? Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudar!