A cada ano, as mulheres conquistam novos papéis na sociedade e caminham rumo ao protagonismo em diversas áreas.
E no empreendedorismo não é diferente. Atualmente, o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras. O dado é de um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado em 49 nações. São mais de 24 milhões de brasileiras tocando negócios próprios, gerando empregos e movimentando a economia.
As mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço à frente das pequenas e médias empresas no Brasil e já são maioria na abertura dos novos negócios.
Mas, “será que existe idade certa para empreender?”.
Algumas mulheres sentem o desejo de empreender desde a sua adolescência, outras durante a faculdade e outras podem estar prestes a se aposentar. Se o desejo de empreender faz você sonhar e seus olhos brilharem, com certeza existe uma mulher empreendedora aí dentro de você e não importa a sua idade. Ao final, o que vale é construir o seu negócio e tornar seu sonho uma realidade.
“Empreendedorismo Feminino é a forma mais democrática de desenvolvimento e de libertação, é falar de transformações comportamentais, é trazer o protagonismo à flor da pele, é assumir responsabilidades e direitos”, comenta Cris Heim, empreendedora e diretora da Guarde Bem.
Mas, os desafios vão surgir para todos os empreendedores, por isso é importante se capacitar, estudar o seu ramo de atuação, manter as finanças da empresa organizadas desde o início do negócio e ser persistente.
“É importante para quem quer abrir um negócio próprio buscar capacitação sempre. Abrir uma empresa exige muito mais que conhecimento na área de atuação. É necessário saber gerir o negócio e liderar pessoas, planejar, vender, estipular metas e estabelecer uma boa rede de relacionamentos. Mas, o mais importante é deixar de lado a insegurança ou medo de investir e apostar na sua ideia. Às vezes precisamos arriscar para conseguir realizar nossos sonhos”, orienta a empresária Iara Ieno, diretora da Pauta Comunicação, para quem sonha empreender.
Através do empreendedorismo as mulheres são capazes de obter resultados brilhantes. “Nós mulheres necessitamos entender que os problemas e as soluções estão dentro de nós, e que no empreendedorismo encontramos a força e a possibilidade de ser e de fazer o que queremos, de acordo com nossa realidade e com as ferramentas que temos no momento. Portanto, seguir em frente e materializar nossos sonhos é possível e só depende da nossa determinação e da nossa atitude. Verdadeiramente, somos o que acreditamos!”, finaliza a empresária Cris Heim.