O avanço da tecnologia tem gerado grandes transformações no mercado contábil. E no Dia do Contador, comemorado 22 de setembro, o debate sobre o futuro de uma das mais tradicionais profissões, passa pelo novo perfil exigido pelo mercado.
A inovação e a tecnologia abriram um novo campo de atuação para os profissionais da área, que passaram a exercer ainda mais atividades nas áreas de gestão, de cunho patrimonial, trabalhistas, econômicas e tributárias. Desta forma, o contador tem um papel central na organização, que vai muito além da entrega das obrigações fiscais.
“A tecnologia veio para ser aliada dos contadores, facilitando e agilizando processos, deixando o profissional mais livre para trabalhar mais com a interpretação dos valores do que só com os números,” comenta Cláudio Piomonte, diretor do sistemas de gestão financeira YpControl, que tem um painel específico para os contadores e disponibiliza todos os relatórios e informações das empresas em um único lugar, inclusive, permitindo o acesso dos profissionais a todos os dados e documentos com poucos cliques, evitando o envio de malotes e documentos em papel.
Para Edna Costa, gerente da Contal Assessoria Contábil, o uso da tecnologia tem agilizado os processos, que antes levavam muito tempo. “Para concluir um balancete tínhamos que lançar todas as baixas do financeiro com documento físico. Hoje fazemos a importação da plataforma para nosso sistema contábil, já analisamos os documentos, pois já estão anexados lá, e, com isso, reduzimos o manuseio do papel físico e concluímos nossos balancetes em tempo hábil para as informações contábeis,” afirma.
Neste novo cenário, o contador terá muito mais liberdade para atender novos clientes e exercer um trabalho ainda mais consultivo, prevendo cenários, oferecendo soluções e ocupando papéis mais estratégicos nas organizações, tornando-se referência também em consultoria e negócios.