Contas a pagar: A importância de mantê-las em dia.

Contas a pagar: A importância de mantê-las em dia.

A chamada “contas a pagar” é a prática de controlar, antecipar e gerar uma estimativa dos gastos que teremos para o mês.

Para gerir bem o financeiro do seu negócio você precisa ter uma percepção dos lucros e equilibrar os gastos, administrando bem as contas a pagar e a receber do mês. Isso ajuda no controle financeiro e na tomada de decisões importantes para o bom funcionamento e andamento do empreendimento.

Na maioria das vezes, as empresas têm o dinheiro para pagar todas as dívidas, mas falta organização. Isso faz com que você não entenda como sua empresa realmente funciona, ficando incapaz de perceber as falhas e despesas desnecessárias, impossibilitando o crescimento ou investimento em outras áreas importantes.

Resolvemos apontar 5 dicas para você executar bem o contas a pagar da sua empresa. Vamos as dicas?

1. Identifique todas as contas a pagar

Todo mês coloque em um papel, em uma planilha ou em um sistema de controle financeiro as contas que você tem que pagar até o final do mês.

2. Priorize os pagamentos, na hipótese de dificuldade financeira

Caso você ache que não vai conseguir quitar todas as despesas do mês, opte por pagar o que deve primeiro. É melhor estar com tudo pago do que ficar em dívida com seus parceiros e fornecedores.

3. Não permita a perda de prazos que acarrete multas e juros

Se programe para não atrasar pagamentos que vão gerar multas e/ou juros para você. Geralmente os juros e taxas cobradas em caso de atraso são muito elevados e adiar esses pagamentos pode acaba tornando as dívidas muito maiores e você acaba entrando em uma bola de neve.

4. Antecipe os pagamentos que oferecem desconto

Assim você consegue economizar dinheiro e até ganhar crédito com os seus fornecedores.

5. Conciliação com os saldos contábeis.

Sempre realize a conciliação bancária das finanças da empresa. Conciliação bancária é o ato de conferir e comparar os saldos do que você gastou ou recebeu na sua empresa, com os saldos emitidos nos extratos do banco. Assim você consegue analisar se está gastando mais do que devia ou se está com faturamento suficiente para manter a empresa e planejar novos investimentos.

A organização das contas a pagar do seu negócio é imprescindível. Com essa atividade você consegue prever movimentos importantes para a empresa e tomar decisões consistentes, baseadas em informações seguras e consolidadas.

O YpControl ajuda você a fazer o controle das suas contas a pagar e a receber. Em nosso sistema eficiente de controle financeiro você encontra tudo o que precisa para gerir bem o seu negócio. Faça o teste gratuito! Acesse (YpControl) e saiba mais.

Fonte: SEBRAE

Deixe uma resposta