Sistemas de gestão financeira como o YpControl têm área voltada especificamente para os contadores.
No Dia da Contabilidade, celebrado no Brasil no dia 25 de abril, é cada vez mais intenso o debate sobre o futuro do contador em um mercado no qual os negócios se tornam cada vez mais ágeis e virtuais. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou essa necessidade por parte das empresas já em 2016: 63% dos empresários entrevistados gostariam que os contadores fossem mais proativos em relação à tecnologia empregada no serviço.
A incorporação da tecnologia nas empresas modifica cada vez mais o trabalho do contador e, ao mesmo tempo em que passa a exigir novas habilidades e competências por parte dos profissionais, também se revela como uma aliada que pode facilitar a vida do profissional e ampliar as possibilidades de atuação.
“A tecnologia veio para ser aliada dos contadores, facilitando e agilizando processos, deixando o profissional mais livre para trabalhar com a interpretação dos valores, e não apenas com os números,” comenta Cláudio Piomonte, CEO do sistema de gestão financeira YpControl. A empresa possui um sistema com painel voltado especificamente para os contadores, onde é possível acessar todas as informações contábeis em um só lugar, enviar extratos e visualizar dados e documentos de forma rápida, evitando erros e retrabalhos.
Com a tendência de digitalização de documentos e um uso cada vez menor de malotes e papel no mercado, fazer bom uso da tecnologia deve ser uma estratégia para se manter competitivo: de acordo com a pesquisa realizada pelo Sebrae, a adoção de soluções virtuais no trabalho do contador resultou em uma otimização do tempo de 40% – período que pode ser utilizado para a realização de atividades com outros clientes, ampliando o portfólio do profissional.
Foi essa a perspectiva adotada por Edna Costa, gerente da Contal Assessoria Contábil. Segundo ela, o uso da plataforma YpControl tem agilizado os processos. “Para concluir um balancete tínhamos que lançar todas as baixas do financeiro com documento físico. Hoje, fizemos a importação da plataforma para nosso sistema contábil e já analisamos os documentos, pois já estão anexados lá. Com isso, reduzimos o manuseio do papel físico e concluímos nossos balancetes em tempo hábil para as informações contábeis,” afirma.
Confira como a tecnologia pode ajudar o trabalho do contador:
- Digitalização e organização de documentos;
- Possibilidade de criação de um calendário virtual;
- Controle mais restrito de prazos e otimização do tempo;
- Gestão centralizada;
- Integração com outros setores da empresa.