A área de Tecnologia da Informação (TI) desponta como uma das mais importantes da Paraíba: em pleno crescimento, empresas ligadas a TI, e-commerce e desenvolvimento de softwares correspondiam a 28% das startups ativas em João Pessoa em 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
“Construímos, nos últimos anos, um ecossistema de Tecnologia da Informação robusto e com capacidade para o fornecimento de serviços e soluções de alto nível, tanto local quanto nacionalmente”, avalia Claudio Piomonte, CEO do YpControl, sistema de gestão financeira sediado em João Pessoa e presidente do conselho diretor da Associação Comercial da Paraíba.
Com uma maior oferta de soluções de TI na Paraíba, a tendência é que cada vez mais empresas do estado recorram ao ecossistema tecnológico local.
Investimentos em TI beneficiam empresas locais:
Se o contexto é positivo para a economia do estado e o setor de Tecnologia da Informação, os empreendedores que se utilizam desses serviços também saem ganhando.
É o caso de Patrícia Guedes, proprietária da Ótica Iriel, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, que utiliza o sistema de gestão financeira YpControl.
“Meu maior interesse era conseguir uma empresa local que oferecesse o serviço, principalmente por causa dos gastos”, diz Patrícia. “Com base em minhas pesquisas, teria um gasto maior se fosse recorrer a empresas de outros estados. Foi extremamente positivo encontrar os serviços necessários aqui na Paraíba”, relata.
Investimentos em Tecnologia da Informação movimentam economia:
O desenvolvimento do setor vem chamando a atenção dos gestores públicos e atraindo investimentos.
Segundo o programa Farol Digital, a Paraíba reúne mais de 400 empreendimentos atuando no setor de Tecnologia da Informação nas cidades de João Pessoa, Campina Grande – um dos polos tecnológicos do Brasil -, Patos e Cajazeiras.
Visando expandir esse cenário, foi lançado em junho do ano passado o programa Centelha Paraíba, pela Fundação de Apoio à Pesquisa do estado (Fapesq-PB). O programa estimula a criação de empreendimentos inovadores com investimentos iniciais de R$60 mil. Só no primeiro ano de ações, recebeu 540 propostas.
“Tudo isso reflete os positivos resultados que o setor vem registrando. Empresas de tecnologia conseguem, rapidamente, gerar riqueza e ocupação com alto valor agregado, então é altamente estratégico ter um ecossistema de Tecnologia da Informação com atuação forte no estado”, conclui Piomonte.
É notável o quanto a tecnologia vem ajudando as empresas, e o seu negócio faz parte dessa transformação?
Conheça o YpControl e de como ele é capaz de fazer o seu negócio crescer! 💙